4.3 ANALISANDO O PANORAMA DO USO DAS MÍDIAS
NAS NOSSAS ESCOLAS
As
cogitações em volta do assunto mídia e educação vem sendo aprofundadas há
várias décadas dado a comprovação de sua influencia na formação do sujeito
contemporâneo e da necessidade em explorar o assunto diante do rápido
desenvolvimento das novas tecnologias de informação e comunicação.
Vale
ressaltar que é de suma importância quando Silvio Pereira da Costa diz que hoje a escola, família, grupos sociais e
meios de comunicação são compreendidos como importantes espaços educativos e
socializadores, porque isso reforça a necessidade de haver dentro das escolas,
das famílias e das demais instituições sociais espaços de reflexão a respeito
do papel politico, cultural e econômico das mídias.
No que se
refere á área educacional, a mídia esteve sempre presente na educação formal,
entretanto, não raras vezes, sofreu certa resistência em relação a sua
aplicação na escola. Porém o impulso social causado pela penetração da
tecnologia de informação e comunicação nos últimos anos originou grandes
transformações nas principais instituições sociais.
A
internet é o meio que poderá levar-nos a uma crescente homogeneização da
cultura de forma geral e é, ainda, uma via de
edificação do conhecimento a partir da transformação das informações
pelos educandos e educadores. As redes eletrônicas estão estabelecendo novas
formas de comunicação e de interação onde a troca de ideias grupais não leva em
consideração as distancias físicas temporais. A vantagem é que as redes as
redes trabalham com elevadas quantidades de informação em qualquer tempo e
espaço e em diferentes formatos.
Bibliografia:
Nenhum comentário:
Postar um comentário